Endeusar o futuro

Não sei em que espelho encontro meu reflexo. Os rostos mais velhos que vejo nas ruas não me dizem nada. Talvez digam tudo. Já não leio. Não tenho tempo pra ler, não tenho paciência. Passo para a próxima música, não deixo chegar nos últimos acordes. A outra música, a que virá, pode ser melhor. Nunca é. Eu sei quais músicas tenho na biblioteca virtual. O metrô vai rápido e são muitos os reflexos que encontro ali. Caras e mais caras desconhecidas. Ainda não reconheci o mesmo rosto, me falta rotina para esse tipo de detalhe. Na última noite encontrei essa senhora, não sei se posso chamar de senhora, não parecia tão velha, só tinha os cabelos grisalhos, curtos. Um rosto decidido, resolvido, maduro e sensível. Era séria sem ser solene, era militante de esquerda pelas roupas e companhias, dia de manifestação. Sentava com as pernas cruzadas, os olhos marcados, não sei se por maquiagem ou por natureza. Era bela. Encarei por um tempo esse rosto tão forte e me imaginei como desenho de seu passado. Ela me encarou também, reparou em minha bolsa, em meu broche, em meu sapato. Um reparar sem julgar exatamente, uma curiosidade, talvez a mesma que senti ao vê-la sentada em minha frente. Não sei seu nome, é provável que nunca mais a veja. Mas vi em seu rosto um reflexo de algo que não consigo imaginar ser. Isso foi diferente. Isso foi bom.
É importante não endeusar os mais velhos. É importante não endeusar os mais novos. Endeusar talvez seja uma das coisas mais violentas que se pode fazer. Não há deus, menos endeusamentos. Vamos flutuando, errando, se quebrando em mil pedaços e depois voltando a pulsar.

Leave a Reply

